Longo prazo sem Come-cotas
Popularmente conhecido como Come-cotas, o imposto não incide em fundos de previdência
Você já ouviu falar do Come-cotas? No jargão do mercado financeiro, é o nome dado ao imposto sobre aplicações feitas em fundos de investimentos. O imposto, na verdade, é uma antecipação ao recolhimento do IR (que seria retido na fonte no momento do resgate) em fundos de curto ou longo prazo. A cobrança ocorre por meio da redução das cotas do fundo e seguem uma tabela regressiva, entre 22,5% e 15%. O come-cotas ocorre a cada seis meses – o primeiro, no último dia de maio; o segundo, no último dia de novembro.
No entanto, em fundos de previdência, de ações ou Imobiliários a cobrança do IR é feita somente no resgate do seu investimento, ou seja, o come-cotas não é aplicado. O efeito disso é que o montante de suas reservas no fundo não é reduzido pela ação do imposto.
A Previdência Complementar é um investimento de longo prazo e tem como objetivo garantir uma renda futura para as pessoas. Os fundos de previdência são administrados por profissionais especializados, que acompanham os movimentos do mercado financeiro para assegurar uma aposentadoria tranquila para os investidores.