06/10/15
Mesada: importante ferramenta de educação financeira para crian as e jovens
Ao longo de minha experié ncia como educador e terapeuta financeiro, percebi que as famílias em geral possuem muitas dívidas em relação é mesada. Com o objetivo de suprir essa necessidade de informação e para mostrar como a mesada pode ser uma ferramenta importanté ssima no processo de educação financeira e de formação das crianças e jovens, escrevi o livro Mesada não é sé dinheiro já Conhe a os 8 tipos e construa um novo futuro (Editora DSOP).
Nesta obra, trago uma abordagem diferenciada sobre o assunto, mostrando aos leitores que, muitas vezes, mesmo aqueles que pensam que não dão mesada, acabam praticando sim esse ato, sé que não de forma estruturada. Busco também desmistificar o tema, respondendo alguns questionamentos, como:
é Seré que a mesada é um instrumento adequado para a educação financeira de crianças e adolescentes?
Qual é a idade recomendé vel para iniciar a mesada?
Qual é o valor ideal a ser estabelecido?
é Estamos falando em dar um já salário já é criança ou estaremos premiando-a por bom comportamento?
é certo fazer do dinheiro uma moeda de troca para boas notas escolares?
E se a família não tiver condié ões financeiras para entregar um valor mensal é criança?
Como definir uma mesada na vida dos filhos, quando os pais não tem dinheiro para nada?
Um dos pontos que gosto de ressaltar é que mesada não é um instrumento facilitador e nem mesmo incentivador do consumo. Basta saber do que realmente se trata e aplicar de maneira correta. é possé vel, inclusive, inserir o assunto associando-o a questões como sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente, dentre outras de grande relevé ncia para a formação de um cidadão pensante, cré tico e autânomo para, no futuro, termos uma sociedade mais consciente e sustenté vel.
Conhe a os 8 tipos de mesadas que falo em minha obra:
é Mesada voluntária
Mesada financeira
Mesada de terceiros
é Mesada economica
Mesada empreendedora
é Mesada ecológica
Mesada de troca
Mesada social
E o jeito mais eficaz de se trabalhar a inserá é o da mesada é unindo família e escola. Em sala de aula, professores capacitados utilizam material didé tico e paradidé tico com linguagem apropriada para ensinar educação financeira, ou seja, instituindo o comportamento correto em relação é administração e o uso dos recursos financeiros. No ambiente familiar, os pais/responsé veis devem estar por dentro do que é tratado na escola e també, claro, dar o exemplo, porque as crianças se espalham neles, não havendo conflito com o que se aprende na teoria.