Na 3é Semana da Educação Financeira e Previdencié ria, a Escolha Certa recebe o Diretor do Departamento de Pol ticas da SPPC
Na 3é semana da Educação Financeira e Previdencié ria, no dia 19 maio 2016, o Programa já A Escolha Certa já recebeu o Diretor do Departamento de Polé ticas da SPPC em Floriané polis para falar sobre as Melhores Pré ticas Internacionais de Educação Financeira e Previdencié ria.
O Paulo Cé sar apresentou resultados sobre os principais programas de educação financeira e previdencié ria desenvolvidos na Unié o Europeia, identificando experié ncias que possam contribuir para os Programas brasileiros.
Segundo Paulo Cé sar, os sistemas de previdência no mundo tem sido desafiados a cumprir o Contrato Social. A crescente longevidade e a baixa natalidade persistem como desafios no mundo inteiro. Reformas na previdência pé blica (primeiro pilar) são geralmente parte de uma estraté gia seguida pelos países que precisam consolidar as finanças públicas e equilibrar os compromissos. Isto porque, segundo dados demonstrados, a quantidade de pessoas com 65 anos ou mais no mundo deveré ter um incremento, passando de 8% em 2015 para 18% em 2050.
No Brasil não será diferente, afirma Paulo Cé sar, pois a quantidade de pessoas economicamente ativas (PEA) com 60 anos ou mais também deveré ter um incremento, passando de 23,9% em 2015 para 66,5% em 2050.
O Brasil é um país continental, com diversidades geogré ficas, desigualdades sociais e nível de educação formal muito aqué m dos países europeus analisados, fazendo com que o desafio na área de educação financeira e previdencié ria se torne ainda maior.
Em linhas gerais, o estudo apresentado apontou programas de educação financeira e previdencié ria que estão estruturados em dois pilares:
- O primeiro pilar busca um nível adequado de educação financeira e previdencié ria focado na preparação financeira e na compreensão dos incentivos.
- O segundo pilar trabalha na área comportamental, focando em derrubar barreiras comportamentais como a é Iné rcia, é Procrastinação e o vié de status quo. Neste pilar, a principal ação adotada pelo Reino Unido foi a adesão automé tica aos planos, a exemplo do que foi feito com os planos ocupacionais 401k nos EUA, mostrando que após esta medida a média de adesão aos planosé passou de 37,4% para 85,9%.
- Para demostrar cases de sucesso, o estudo buscou países que são lé deres europeus em reforma da previdência: Sué cia, Holanda e Reino Unido (ver tabela abaixo).
Acompanhe, amanhé, maté ria sobre o Planejamento do Programa já A Escolha Certa já para o ano de 2016, também apresentado no evento.