21/10/13
O que causa o consumo compulsivo?
O consumo compulsivo, chamado de oneomania, é o vício exagerado de gastar, a ponto de esconder, depois, as compras feitas. Trata-se de um Transtorno do Controle do Impulso: algo que se caracteriza pela “falha em resistir a um impulso, instinto ou desejo de realizar um ato que é prejudicial ao indivíduo ou outras pessoas”, segundo definição da OMS – Organização Mundial da Saúde.
O problema afeta a vida afetiva e, principalmente, a financeira. As causas para o consumo compulsivo são, em grande maioria, emocionais: carência, depressão, frustração. Para suprir uma dessas sensações, a pessoa vê nas compras a solução de seus problemas, uma forma de suprir suas necessidades, mesmo que temporariamente.
O Pro-Amiti, Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso, é um serviço do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que trata pacientes com vários tipos de transtornos, incluindo a oneomania. Ele lista, em sua página na internet, as principais causas do TCC, Transtorno do Comprar Compulsivo:
- preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar;
- aumento progressivo do volume de compras;
- tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras;
- hábito de comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa;
- mentiras para encobrir o descontrole com compras;
- prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar;
- problemas financeiros causados por compras;
- roubo, falsificação, emissão de cheques sem fundos, ou outros atos ilegais para poder comprar, ou pagar dívidas.
Fonte: Finanças Práticas