O que faz os Jovens serem tão Imediatistas?
A pergunta do té tulo sempre ronda sempre minha cabe a, principalmente quando converso com amigos. As compras por impulso e o desejo por gastar dinheiro em festas já como se não houvesse amanhé já estão cada vez mais presentes no cotidiano dos mais jovens.
Sé para se ter uma ideia, os jovens de 16 a 24 anos são os que menos controlam a vida financeira, segundo um indicador de educação financeira da Serasa Experian. Das 2.002 pessoas entrevistadas, 40% admitem não manter as finanças em ordem.
Seré que é trata-se de um comportamento geracional ou cré nico? Parece que a resposta para essa questão não será revelada tão rapidamente.
Uma das coisas que podemos inferir é que as pessoas mais jovens tendem a agir conforme os grupos sociais dos quais pertencem. Ou seja, hé uma necessidade de pertencimento, de querer fazer parte das rodas de amigos, não se sentir exclué do. é por isso que observamos certa já competi o já para saber quem tem os melhores e mais atuais produtos e serviços.
Sem entrar em questões psicológicas mais profundas, também nota-se uma busca desenfreada já e isso não é sé entre os jovens, mas na sociedade como um todo já por satisfação, com objetivo de substituir frustrações. O problema é que compras e outras tentativas se revelam medidas apenas instantâneas e sem sucesso.
Ao buscarmos prazer em atitudes imediatistas, como encher a sacola de roupas no shopping, sé estamos alimentando o ego e criando oportunidades para novas compras desenfreadas no futuro.
A primeira vez se torna um hábito, o que é pé ssimo não somente para a mente, mas também para o bolso. Além de ser efé mera, a atitude revela uma baixa preocupação com projetos de longo prazo.
é o que mostra também o levantamento da Serasa: 36% dos entrevistados na faixa eté ria entre 16 e 24 anos afirmaram que, normalmente, ficam mais satisfeitos em gastar o dinheiro naquele momento.
E mais: o mesmo grupo diz admirar pessoas que compram bens como roupas e carros de luxo, sendo que 41% tende a comprar de forma espontânea e imediata, sem pensar muito antes de tomar a decisão.
Além do consumo excessivo, outra noté cia ruim é que estamos postergando o pensamento e o planejamento para a aposentadoria. Isso é preocupante porque a expectativa de vida está aumentando.
Sem recursos financeiros que ajudem na manuten o do padrão de vida lé na frente, o que restaré para os jovens de hoje? O assunto ainda vai dar muito pano pra manga. Vamos discutir iniciativas para estimular o hábito da poupané a entre os mais jovens? Obrigado e até a pré xima.