O segredo para planejar sua aposentadoria
23/10/14

O segredo para planejar sua aposentadoria

20140924-dinheirama-segredo-aposentadoriaQuem não pensa no futuro pode ter dificuldades até para cobrir os gastos bé sicos na velhice. Parece assustador, e é .

Para alcané ar a aposentadoria com uma situação financeira conforté vel é preciso muito planejamento e disciplina. Já falei isso algumas vezes por aqui, mas por que não conseguimos colocar as teorias em prática?

Por que é difácil investir para o futuro?

Estudiosos explicam que este insucesso financeiro está diretamente ligado ao fato de as pessoas não conseguirem se conectar com o futuro e/ou não encontrarem uma motivação real para investir para o longué ssimo prazo.

Por isso, preocupados com as dificuldades que estes indivíduos teráo na fase da aposentadoria, pesquisadores desenvolvem metodologias que estimulam o compromisso com os investimentos para o futuro.

Neste post vou comentar as principais razões que tornam a situação financeira na aposentadoria fundamental para manter o padrão de vida e apresentar uma metodologia muito interessante que possibilita a conexé o com o futuro, contribuindo para aumentar a motivação para investir.

O brasileiro está vivendo mais

O relaté rio de Desenvolvimento Humano de 2014 da ONU, divulgado em julho deste ano, mostra que expectativa de vida atual do brasileiro é de 73,9 anos. Este número contrasta com o da dé cada de 1980, quando era esperado que vivé ssemos 62,7 anos. Assim, nos últimos 33 anos, a expectativa de vida do brasileiro cresceu 17,9%.

Diante da realidade de uma vida mais longa, necessitamos de mais recursos para arcar com o nosso custo de vida por um tempo maior do que nossos antepassados.

Planejando sua aposentadoria

A fim de ter dinheiro suficiente para uma aposentadoria conforté vel, é preciso fazer planejamento de longo prazo. Contudo, é difácil para o pé blico geral estimar o quanto deve investir hoje para garantir um bom padrão de vida no futuro.

Apesar da abundé ncia de informações disponível sobre o tema, os investidores ainda tem muitas dívidas. Para auxilié -los, existem aplicativos e sites que estimam quanto o investidor precisa aplicar mensalmente, de acordo com a sua idade, prazo para a aposentadoria e valor final desejado para cobrir suas despesas.

Poré, ainda que os investidores tenham conscié ncia da importância de fazer aportes perié dicos para conseguir manter o padrão de vida na aposentadoria e que estimem o valor aproximado de suas necessidades futuras, grande parte ainda não faz aplicações pensando no momento de se aposentar. Segundo estudiosos, isso acontece porque temos dificuldade de nos conectar com o futuro.

A dificuldade de pensar no futuro

Diversas pesquisas nos campos de Psicologia e Economia apontam que é realmente desafiante se planejar para o futuro e o principal obsté culo é que os indivíduos dão mais importância ao consumo imediato. O agora está sob controle, enquanto o futuro é incerto.

Em 1960, um professor da universidade de Stanford realizou um estudo com crianças que ficou conhecido como Teste do Marshmallow. Neste teste, era oferecido é crianças um marshmallow e informado a elas que se não o comessem durante os 15 minutos seguintes, elas ganhariam outro doce ao final deste tempo. Dois teráos das crianças não conseguiram esperar o tempo estabelecido e comeram o doce, perdendo o direito é recompensa de 100%.

A conclusão deste estudo, de que a preferé ncia temporal pelo presente também se manifesta em crianças, motivou uma sé rie de outras pesquisas como as que buscam as origens desse comportamento e as que propõem maneiras de driblé -lo.

Planos de previdência e disciplina

A disposi o para investir para uma vida futura mais conforté vel aumenta quando hé uma interven o externa. Um exemplo claro é que funcioné rios que possuem planos de previdência patrocinados pelo empregador investem mais para a aposentadoria do que aqueles que não tem .

A interven o contribui para manter a disciplina, uma vez que sem ela não chegamos a lugar algum.

O poder do hábito num plano para o futuro

Para que investir regularmente se torne hábito, é necessério haver uma deixa, uma rotina e uma recompensa. Esta é a estrutura do hábito, segundo o excelente livro já O Poder do Hé bito de Charles Duhigg.

A deixa seria qualquer coisa que faé a você executar uma ação e entrar no loop do hábito, como a interven o do empregador. Mas se temos dificuldade de enxergar a recompensa uma vez que o futuro é algo distante para nós, a necessidade de poupar para o futuro não se concretiza e não criamos este hábito.

A materialização do futuro

Um estudo realizado em 2011 por um grupo de pesquisadores ligados é Kellog, escola de negé cio da Universidade Northwestern (Chicago), encontrou evidé ncias de que quando o investidor estabelece uma relação com seu futuro consegue realizar aportes perié dicos de valores mais altos para a sua aposentadoria.

A pesquisa avaliou a disposi o para investir para a aposentadoria num grupo de indivíduos expostos a duas situações.

Na primeira, o grupo era apenas questionado sobre sua disposi o a poupar para a aposentadoria. Na segunda, a mesma pergunta era feita, mas depois que cada investidor visualizasse uma foto sua modificada por um software que envelhecia a pessoa.

O resultado do trabalho mostrou que o grupo que se viu daqui a alguns anos aumentou a disposi o para investir para a aposentadoria, reforé ando a tese de que as pessoas que materializam o futuro passam a poupar mais para a sua aposentadoria.

Se você tiver curiosidade de se confrontar com o seu eu do futuro e quem sabe se motivar a investir para a aposentadoria, hé uma sé rie de aplicativos online que promovem o envelhecimento de suas fotos. Experimente!