Para melhorar sua educação  financeira, e preciso deixar de acreditar em alguns mantras
06/07/16

Para melhorar sua educação financeira, e preciso deixar de acreditar em alguns mantras

20160118-dinheirama-troca-dividas

As pessoas geralmente sonham com uma carreira promissora para oferecer maior tranquilidade para seus filhos, aposentar-se be, entre outros motivos. Na prática, é possé vel buscar uma realização pessoal no trabalho do dia a dia, mas para isso é necessério muito empenho e responsabilidade. Em um aspecto geral, a maioria da população brasileira está endividada e precisando de dinheiro.Tudo causado pela falta de controle nas finanças pessoais. Para alguns, a prática em administrar as finanças parece ser algo muito difácil e chato. Para isso você deve pensar antes de agir e evitar aé autossabotagem. Confira as seis farsas, mantidas como verdadeiras, as quais afastam a maioria dos brasileiros do enriquecimento.

1. Não consigo controlar minhas finanças

Geralmente uma boa educação financeira está mais relacionada aos objetivos do que aos números. Por isso, é comum vermos pessoas endividadas até o ”pesco o”:é ”Nesses casos, o ideal seria adotar uma escolha correta, antes de realizar seus sonhos já , ressalta Reinaldo Domingos, professor em educação financeira e diretor da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). ”Comece organizando uma lista com todas sua despesas para descobrir o quanto endividado está ”.

2.é é muito cedo para pensar em aposentadoria

Para um futuro financeiro seguro e sustenté vel, é aconselha-se guardar parte de sua renda até o final da vida. Ou seja, uma aplicação de R$100,00, suponha-se que este investimento lhe renda por volta de 0,06% ao mês. Dentro de um mês você alcané aré R$106,00. Levando em consideração que este 0,06%será aplicado sobre esse valor e não sobre montante aplicado.

3. Vou come ar a aplicar depois que receber um aumento de salário

Ao adotar esta linha de pensamento, você poderé perder um bom momento para come ar a investir:é ”O importante é continuar com a motivação em realizar o investimento. Sempre é possé vel guardar um pouco de dinheiro, mas antes é preciso fazer um diagnósticos para descobrir quais são as maiores despesas do lar”.

O ideal seria que você organizasse todas as suas finanças em uma planilha do Excel. Somente assim saberé exatamente qual o valor aplicado em cada investimento.”Para come ar a investir basta fazer algo muito simples, determinar onde o montante será aplicado e o percentual do investimento’‘.

4. Ficar rico está fora da minha cogitação

Quem disse que é fácil ficar milioné rio? Mas não é tão difácil quanto parece ser. Apé realizar uma reserva financeira e tornar seu meio de vida mais conforté vel. Você necessitaré adotar uma estraté gia para que suas finanças lhe rendam mais. Em geral a maioria dos investimentos no Brasil estão interligados com as cadernetas de poupané a:é ”Infelizmente a maioria dos brasileiros anda desinformada, muitos nem faz ideia de que as aplicações em té tulos do tesouro podem chegar a 5% ao ano e com baixé ssimo risco”.

5. Um gasto a mais não fará diferené a

Uma compra aqui, outra parcela ali, e depois que a fatura do cartão estoura você leva aquele susto. E agora você percebeu que está com dificuldades para quitar suas dividas: ”Sem controlar direito seus gastos é muito fácil perder-se nas parcelas”, explica William Eid, responsável pelo Centro de Estudos em Finané as da Fundação Geté lio Vargas (FGV). Para ele pagar é vista é sempre a melhor op o.

6. Investir é muito difácil e não tenho experié ncia no assunto

O mercado de investimentos parece muito complicado, mas não é . A possibilidade de você levar calote no mercado de ações existe, mas é pequena.”Ter seu investimento rendendo bem acima da inflação e evitar de deixé -lo parado em conta é um é timo negé cio”, ressalta Eid. ”é normal par os investidores de ”primeira viagem” ficarem preocupados com medo de perder dinheiro em ações. Isso pode gerar um stress psicológico, pois não estão acostumados a lidar com as perdas”.