Por que a educação financeira e importante?
Muitas pessoas se questionam se estão ou não sabendo gerenciar seu dinheiro. Isso é muito comum: quando come amos a receber nosso próprio salário, não sabemos como organizar nossos gastos. O primeiro instinto é gastar tudo naquilo que você sempre quis já um novo computador, roupas, uma viagem. No entanto, saber se planejar financeiramente, de acordo com sua realidade, é essencial para não enfrentar problemas.
Isso é a educação financeira. Ela auxilia as pessoas a desenvolverem as habilidades necessé rias para tomar melhores decisões sobre sua renda, cuidando o que recebe, gasta ou investe do melhor jeito possé vel. Aprender sobre a educação financeira pode trazer muitos benefícios e evitar muito estresse.
Prioridades certas
A educação financeira não ensina apenas a organizar seus lucros e despesas. Ela ensina a escolher suas prioridades: você precisa analisar o que é essencial e, então, o que é mais importante em sua vida para escolher onde vai investir seu dinheiro. Isso garante mais liberdade financeira, porque você terá mais segurané a para gastar. Além disso, surge a oportunidade de investir, seja em ações ou em experié ncias que mudaré o sua vida.
As vantagens não se limitam a isso: estudos mostram que aqueles que tiveram educação financeira estão mais aptos a analisar os produtos oferecidos pelo mercado financeiro, o que traz efeitos positivos no crescimento econé mico. é claro que, quanto mais cedo se sabe sobre isso, mais se pode aproveitar as iné meras vantagens. No entanto, nunca é tarde para aprender.
Planos para o futuro
Outro aspecto muito importante da educação financeira é poder dar prioridade para o futuro. A expectativa de vida está aumentando não sé no Brasil, mas em todo o mundo. Com isso e com as mudanças nos planos de previdência, é necessério sempre pensar no futuro e come ar a economizar desde já para desfrutar de sua aposentadoria.
No entanto, você não precisa ir tão longe no futuro: quem economiza sempre está preparado para qualquer imprevisto, que pode ocorrer até mesmo amanhé . Seja um conserto necessério no carro, um problema de saúde inesperado ou a perda do emprego, você não precisa se preocupar se estiver poupando. é sé gastar o dinheiro que já está guardado e resolver seu problema, sem se preocupar com dívidas futuras.
Ané lise financeira
Quer come ar sua educação financeira? Faça a uma ané lise de como anda sua vida financeira e tome algumas atitudes. Algumas delas são bem simples:
- Organize-se com uma planilha, digital ou em papel, com seus lucros, gastos essenciais (conta de luz, aluguel, etc) e contas. Mantenha essa planilha atualizada e analise sempre o que pode fazer para otimizar seus gastos;
- Coloque suas contas em dia. Não precisa ser tudo de uma sé vez. Comece a pagar aos poucos. Além disso, não faé a mais contas;
- Comece a poupar 10% de sua receita lé quida e, com isso, crie seu fundo de emergé ncia. Ele será essencial para qualquer imprevisto;
- Planeje grandes gastos com antecedé ncia. Não seja impulsivo, gastando muito dinheiro sem pensar antes;
- Acompanhe sua conta no banco, verificando seus extratos com frequé ncia e detalhadamente. Não deixe nada passar.
Com essas pequenas dicas, você já come a a se informar sobre como ter uma vida financeira mais fácil. Mas não pare por aé ! Procure mais informações que possam ajudé -lo e desenvolva sua educação financeira. Seu bolso agradece!