Por que Devemos Ter Ume Or amento Familiar?
Primeiramente algumas dicas a serem frisadas:
É fácil de ser elaborado, não da muito trabalho e pode tornar-se atraente e útil, criando condições para poupar dinheiro;
- Você consegue ter uma visão geral dos seus gastos;
- Fica bem claro e detalhado em que bens ou serviços você está gastando o seu dinheiro;
- Programando os gastos, você saberá aonde podem ser feitas reduções para economizar dinheiro;
- Proporciona firmeza no controle das despesas familiares e disciplina os procedimentos para lidar com o dinheiro;
- Organiza sistematicamente as suas entradas e saídas de dinheiro;
- Permite comparar os gastos com os meses anteriores e serve de base para a projeção das despesas;
É natural que cada família possua especificidades próprias, mas os tipos de despesa listados no modelo devem atender à maioria dos lares brasileiros. Além de preverem os valores á serem gastos, tanto em reais ou em porcentage, é recomendável fazer o acompanhamento da despesa efetivamente realizada porque ela permite identificar gastos a maior ou menor e auxilia nos ajustes dos meses subsequentes, sendo importante evitar diferenças, prática que pode ser adquirida com a experiência ao longo do tempo.
O formulário para o orçamento pode ser feito num caderno simples, de preferência quadriculado ou pode-se fazer uma matriz da qual sejam tiradas cópias, obtendo folhas avulsas facilmente arquiváveis a cada mês.
Convém insistir que o orçamento deve ser elaborado para todos os meses com certa antecedência, por exemplo, uma semana, mesmo no período de férias ele também deve ser feito. Não deixar sua elaboração para a última hora é um bom princípio de competência e evita aborrecimentos.
Os gastos para o transporte, em especial as despesas como automóvel – combustível, pneus, e consertos -, geralmente são subestimados e por isso causam desequilíbrio orçamentário. É necessário ter certa folga para poder contornar situações eventuais, que costumam ocorrer nos momentos mais inoportunos.