Por que você gasta mais do que ganha?
27/09/17

Por que você gasta mais do que ganha?

5040212-penge

é cultural no nosso país as crianças não receberem educação financeira na infé ncia e adolescé ncia, e o resultado disso é que na vida adulta tem que aprender a duras penas, vivendo sempre no limite das suas finanças . Você não é assim? Então ok, esse texto não é para você.

FALTA DE CONTROLE (GESTé O). Acontece que quando essa pessoa chega na vida adulta e come a a ter seu próprio rendimento, normalmente, essa pessoa não faz nenhum controle do que entra e sai de seu bolso durante o mês, não guarda os recibos e notas fiscais, não separa um valor para deixar na reserva para eventuais emergé ncias e nem se paga antes de qualquer coisa, vive alienadamente como se gestão financeira pessoal fosse algo caprichoso e desnecessério, ou pior ainda, frescura de gente rica. Já parou para pensar quanto dinheiro você ganhou nos últimos dez anos, falando de forma bem simplista mesmo, qual o valor bruto que você pegou nas mé os nos últimos dez anos? Não faz ideia? Nunca pensou nisso? Então amigo, eu te digo que, desse jeito dificilmente você conseguiré fazer qualquer coisa grande mesmo, tipo algo memoré vel com seu dinheiro. Sé quem tem planejamento, controle e disciplina consegue fazer o dinheiro trabalhar a seu favor. Primeiro grande segredo da gestão excelente é fazer o que precisa ser feito, mas fazer direito, saber o que fazer, aprender o que ainda não sabe.

DEIXAR-SE LEVAR PELOS APELOS EMOCIONAIS. Essa mesma pessoa passa a maior parte da vida comprando coisas que não precisa, seguindo apenas impulsos emocionais ativados pelos gatilhos certos escolhidos a dedo pelo pessoal de marketing daquela loja com vitrine linda com aquela coisa maravilhosa que fala direto ao seu coração. Deixar-se levar pelas emo ões quando se tem dinheiro nas mé os é uma pé ssima ideia e pode te levar para o vermelho rapidinho. Tem algumas dicas bem simples de seguir para evitar cair nessas armadilhas, como por exemplo, não levar dinheiro nem cartões quando for ao shopping se for uma pessoa impulsiva em compras, levar o dinheiro contado para o lanche pode ajudar. Ter um dialogo interno e descobrir o que de fato está causando esse comportamento compulsivo é uma estraté gia poderosé ssima, mas super subestimada, poucos fazem uso disso, infelizmente para a maioria.

Né O TER PRIORIDADES. Nunca se falou tanto em metas como hoje em dia, nunca se falou tanto em prioridades. Se algué m tem metas claras, esse algué m consegue priorizar suas questões financeiras, de forma que consegue ao mesmo tempo ir adquirindo seus bens que lhe são importantes como casa, carro, terreno, casa na praia, e também consegue concomitante a isso, aproveitar a vida, gastar seu dinheiro com seus prazeres, quais seja, viagens, livros, jogos, festas. Ter prioridades para o uso do dinheiro cria um equilé brio, uma é tima prioridade que todos deveriam ter é tão logo pegassem seu rendimento, pagassem primeiro a si mesmo, como uma compensação por saber-se tão comprometido com sua organização. Isso cria um prazer em manter as coisas organizadas, e estabelece um padrão positivo, facilitando dar sequé ncia no plano.

Se você não tem o hábito de gerir as finanças pessoais, saiba que isso é muito importante, mesmo para quem ganha pouco, alié s, eu garanto que é ainda mais importante para quem ganha pouco, é possé vel fazer mais coisas com menos dinheiro mas com sabedoria no uso dele, do que algumas pessoas fazem ganhando muito dinheiro, sem nenhuma gestão . Então se você não tem controle do que entra e sai do seu bolso durante o mês, se você é impulsivo na hora da compra e se você não tem prioridades, é por isso que você gasta mais do que ganha.

A noté cia boa é que é possé vel mudar tudo de uma hora para outra, mesmo que nunca tenha sido mudado.