Qual a importância de controlar na ponta do lápis suas finanças pessoais?
Qual a maneira certa de Controlar as finanças pessoais?
Existem diversas maneiras para ter uma vida financeira equilibrada, mas nenhuma delas será eficiente ou traré resultados se você não entender a importância que existe em controlar seus gastos e principalmente, enxergar onde estão os erros cometidos.
Trata-se mesmo de um exercé cio de autoconhecimento, identificando e conscientizando-se da forma de que como você vem lidando com o dinheiro ao longo de sua vida e o porqué disso.
Primeiro vamos come ar devagar, da pré xima vez que pensar em comprar algo faé a-se as seguintes perguntas:
Eu preciso de verdade comprar? Porque eu preciso?
Vamos ver um exemplo pré tico: Ana foi a um shopping almo ar com seu marido. Enquanto aguardava ele chegar, passeava observando algumas vitrines, foi quando parou na frente de uma loja de sapatos e viu um modelo ao qual se apaixonou, decidindo-se imediatamente pela compra.
Quando estavam almo ando ela contente mostrou a novidade ao seu marido. E ele que trabalha com investimentos olhou e comentou: Outro sapato amor, você precisava mesmo ter mais u, você já tem mais de 40 pares de sapato e este é o terceiro que você compra somente neste mês. Ana não conseguiu esconder a frustração que teve ao ouvir aquilo de seu marido, mas não era a primeira vez que isso acontecia e então, come ou a refletir, concluindo que realmente não tinha necessidade de comprar aquele sapato, é que poderia ter investido em algo de maior necessidade ou ainda ter poupado para investimentos futuros, já que o casal estava planejando a compra um apartamento no final do ano e ter um filho. Decidiu para si mesma que precisava mudar e iria come ar sempre se questionando antes de gastar da real necessidade e o motivo.
Percebeu? Ana entendeu que a compra do sapato não era importante e necessério naquele momento.
Decidindo que antes de querer comprar alguma coisa iria se perguntar se de fato está precisando.
Podemos concluir que questionamentos são muito importantes e principalmente se você tiver um objetivo de futuro.
Assim como no exemplo da Ana, o primeiro passo é você também come ar a se questionar antes da decisão de uma compra.
Identificando as possibilidades existentes e as consequé ncias por tal decisão.
Não se deixe levar pelas emo ões.
Assim você estaré sempre agindo de forma inteligente, correndo menos risco de gastar o que não deve e poupando para investimentos futuros.
Segundo passo é você anotar tudo o que gasta, de maneira simples, mas completa. Pode ser em um caderno ou uma planilha, o importante é você come ar a criar o hábito de fazer anotações e depois de algum tempo analisar para onde foi destinado o seu dinheiro do mês.
Na internet existem diversos modelos de planilhas prontas que você pode baixar e adaptar para sua rotina.
Quais os benefícios de Controlar na ponta do lápis suas finanças pessoais
Percebemos atravós do exemplo da Ana que se questionar é fundamental. Podendo trazer benefícios a curto, médio e longo prazo, tais como:
– Enxergar para onde vai seu dinheiro;
– Não correr risco de inadimplé ncia;
– Se programar para pagamentos e despesas futuras ou até antecipações de parcelas;
– Poder poupar para investimentos de longo prazo, como a compra de imé vel, carro, etc.
– A possibilidade de usar o dinheiro poupado em investimentos em caderneta de poupané a, ações, fundos de investimento, té tulos do tesouro direto, previdência privada.
Organizar as finanças pessoais é muito importante e não é nada fácil para quem nunca se preocupou com isso.
Exige muita disciplina e dedicação, mas sem ações efetivas não chega a nenhum lugar.
é preciso se conhecer e identificar seus hábitos financeiros negativos e se preparar para ir mudando aos poucos um dia de cada vez.