28/11/13
Vai comprar pela internet? Confira algumas dicas
Evitar aquela "olhadinha" na promoção se não for comprar, entrar apenas nos estabelecimentos que realmente interessa, avaliar a real necessidade de determinada compra. Essas são apenas algumas dicas para evitar a compra por impulso nas lojas físicas.
Mas e na internet? E-consumidores também estão sujeitos às compras impulsivas?
Tentação em um clique
Nas lojas físicas, as pessoas extrapolam mais do que na web, mas não é porque estão fisicamente distantes que estão livres da compra por impulso.
A diferença é que, na web, o consumidor está menos envolvido sensorialmente do que na loja física e, por isso, é mais fácil evitar compras por impulso na rede. No entanto, a facilidade, rapidez e segurança de ter o que precisa (e muito mais) em "apenas um clique" podem acender o espírito consumista de qualquer um. Mas é possível evitar!
Compre consciente
Apesar das facilidades da compra virtual, é possível controlar a impulsividade e comprar de forma consciente na rede. Saiba como:
Pesquise: assim como nas lojas físicas, a pesquisa de preço também é indicada na internet. Assim, pesquise em várias lojas antes de efetuar a compra. Se for uma vontade momentânea, ela deve passar enquanto faz essa busca.
Defina: compre apenas o que realmente precisa. Evite a tentação de comprar determinado produto só porque ele aparece entre os mais vendidos ou porque ele está com aquele preço promocional imperdível.
Confira: como não dá para sentir e tocar o produto, pesquise as características dele, verifique se estão de acordo com sua necessidade e não compre apenas para seguir a moda.
Pense: evite comprar rapidamente. Crie o hábito de pensar e avaliar a compra antes de efetuá-la. Normalmente, quando a compra é mais por vontade do que por necessidade, quando você dá uma pausa, você evita agir por impulso.
Na rua ou na rede, o importante é planejar. Ser consciente na hora das compras evita gastos desnecessários, dores de cabeça e faz muito bem para a saúde… do seu bolso!
Fonte: Finanças Práticas