11/12/12

Viagem fica mais economica com devolu é o de imposto para turista estrangeiro

Viajar para o exterior é caro, e pode ficar ainda mais custoso se o turista quiser voltar com a mala cheia de compras. O que muitos não sabe, no entanto, é que o programa pode pesar menos no bolso: em alguns países é possível conseguir a devolução de impostos e economizar em mais de 20% no valor do produto. O tributo que pode ser devolvido é o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA). A quantia reembolsada depende de cada país, embora alguns, como o Brasil, não prevê a devolução. Em um mesmo continente, como na Europa, os principais destinos turísticos praticam restituições distintas, de até 27%, no caso da Hungria.

Na França, a porcentagem devolvida varia de 5% a 19,6% dependendo do produto, cuja compra deve somar no mínimo 175 euros. Em Portugal, vai de 6% a 23% para uma aquisição de no mínimo 61 euros. No Reino Unido, o turista tem que consumir o mínimo de 30 libras para obter um reembolso de 5% ou 20%. Na Argentina, a devolução é de 21% para uma compra mínima de 70 pesos.

Segundo o consulado americano, os Estados Unidos não prevêm a devolução da taxa para os turistas estrangeiros, e a “sales taxes”, como é chamada, é paga aos estados separadamente. Nos estados do Alaska, Delaware, Montana, New Hampshire e Oregon o imposto sobre as vendas não é cobrado —turistas e moradores não pagam o adicional. Já Louisiana criou suas próprias regras e naquele estado é possível solicitar a devolução do tributo.

Segundo a Global Blue, companhia especializada em informações sobre gastos e compras internacionais, o mais importante é o turista lembrar de pedir na loja da compra um formulário de Tax Free que deverá ser apresentado no aeroporto junto com o produto e o recibo. A agência estima que os brasileiros podem ter perdido cerca de 51 milhões de euros em tributos que poderiam ter restituído em 2011 — apenas 38% solicitaram o reembolso de impostos pagos em produtos adquiridos na Europa.