Vida e dinheiro – Qual e a solu é o do mist rio?
23/01/17

Vida e dinheiro – Qual e a solu é o do mist rio?

20150907-dinheirama-amor-dinheiro

Todos os livros, blogs, sites, vé deos, dentre outros materiais produzidos por especialistas emé #educação financeiraé do Brasil e do mundo ensinam formas simples que qualquer pessoa pode adotar para ter o controle sobre suas contas pessoais e quem sabe até alcané ar a tão sonhada “independé ncia financeira”.

De acordo com o consultor financeiro, professor e escritor Gustavo Cerbasi, “independé ncia financeira” é a condi o que lhe permite viver de seus investimentos sem precisar trabalhar. Trabalhar seria uma op o e não uma condi o. Para dar passos firmes nessa dire é o, podemos resumir 3 etapas que funcionam como eixos norteadores: Estabelecimento de Metas – Diagnós tico e Ajuste – Estraté gias de A é o.

Sonhe!

A primeira coisa a fazer Estabelecer as Metas/Sonhosé que se deseja alcané ar e focar esforé os neste sentido. Desde pagar e viver sem dívidas, conquistar um bem ou mesmo ser independente financeiramente, tudo é vé lido, desde que sejam metas possé veis de serem alcané adas a curto, médio e longo prazo. Afinal são nossos sonhos que nos movem ou não?

A etapa do Diagnós tico e Ajuste consiste em fazer um levantamento minucioso de todas as receitas e despesas realizadas ao longo de um mês, por exemplo. Feito isso, passamos para ané lise dos dados levantados. Se a soma das despesas é superior é receitas, hé um problema que precisa ser resolvido. Faz-se necessério redimensionar ou cortar gastos que não agregam significado.

Se depois deste exercé cio, ainda assim, houver saldo mensal negativo, a solu o é ajustar o padrão de vida, pois o lema de uma boaé educação financeira pré tico, embora desafiador em termos de Brasil (onde somos bombardeados com apelos de consumo e penamos com as taxas de juros mais altas do mundo): tenha um padrão de vida coerente com o que você ganha! Nunca acima!

Tome decisões!

Posto isso, hé algo imprescindé vel e fatal: decidir com o qué você gasta seué #Dinheiro. Parece ser uma questão muito simples de resolver, mas não é . Quando você se envolve com o tema da educação financeira e está na fase no Diagnós tico e Ajuste, o exercé cio de identificar as coisas que tem realmente significado exige um (re)conhecimento de si e de suas prioridades. Abrir mé o de um bom livro, de uma saé da com os amigos ou de uma sessão de dané a são decisões que exigem reflexé o, pois cortar gastos que julgamos serem “supé rfluos” podem trazer problemas de outras ordens.

Equilibre-se!

Estamos neste ponto diante da solu o para o misté rio que consiste em sabiamente responder a questão : o que é valor pra mim que justifique gastar meu dinheiro? – esta é condi o para tomada de decisões coerentes com nossas metas e com o nosso bem-estar presente.

A terceira etapa consiste em elaborar, executar e acompanhar com disciplina asé Estraté gias de A é o.é Administrar bem o dinheiro, gastando com coisas que são realmente importantes, e fazer investimentos que oferecem uma boa rentabilidade, com risco aceité vel, tem haver com um bom nível de conhecimento e com a subjetividade de cada pessoa.

Por fi, a palavraé “equilé brio”é cai muito bem quanto o tema é a relação entre Dinheiro – Presente – Futuro. Viver, exclusivamente, na perspectiva de um futuro, negando o presente, é loucura. E viver como se o amanhé não viesse é ingenuidade. Equilibrar-se é a resposta!é #Equilé brio