Você sabe consumir? Especialista diz que brasileiro não sabe comprar
Os brasileiros estão entre as populações mais consumistas. No entanto, apesar de comprarem muito, não sabem controlar as compras que fazem. Dados do SPC Brasil (Serviço de Prote é o ao Crédito), apontam que, nos últimos três meses, 53% dos consumidores realizaram pelo menos uma compra por impulso. Os motivos que levaram a essas compras foram promo ões, pre o atrativo, caracterásticas do produto e facilidade de pagamento.
De acordo com educador financeiro, Reinaldo Domingos, esses dados demonstram a falta de planejamento e de educação financeira da população, as pessoas não estabelecem prioridades e gastam por impulso, e o resultado disso, na maioria das vezes, é o endividamento que, com o tempo, se torna inadimplé ncia.
já Muito se fala em sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social afirma. já Embora venha sendo atribué do a esses conceitos uma dimensão muito mais complexa, na essé ncia, eles estão imbué dos do sentido de cuidar para assegurar uma condi o melhor para se viver já .
Ou seja, a palavra chave é planejar. Antes de comprar, é preciso priorizar as compras é vista e fazer perguntas fundamentais:
– Eu realmente preciso desse produto?
– O que ele vai trazer de benefício para a minha vida?
– Se eu não comprar isso hoje, o que aconteceré ?
– Estou comprando por necessidade real ou movido por outro sentimento, como caré ncia ou baixa autoestima?
– Estou comprando por mim ou influenciado por outra pessoa ou por propaganda sedutora?
Se mesmo diante deste questionamento a pessoa concluir que realmente precisa comprar o produto, seria prudente fazer mais algumas perguntas como:
De quanto eu disponho efetivamente para gastar?
Tenho o dinheiro para comprar é vista?
Precisarei comprar a prazo e pagar juros?
Tenho o valor referente a uma parcela, mas o terei daqui a três , seis ou doze meses?
Preciso do modelo mais sofisticado ou um bé sico, mais em conta, atenderia perfeitamente é minha necessidade?
já Outro ponto importante é deixar a vergonha de lado e pedir desconto. Se um produto custa mil reais e pode ser parcelado em 10 vezes de 100 reais, certamente, é vista, custaré de 10% a 20% menos comenta Domingos.
Com essas reflexões e ações, será o reduzidos consideravelmente os gastos desnecessérios e o mais importante: se abriré caminho para a realização dos sonhos que realmente são importantes.