Você sabe o que é Sucessão Patrimonial?
Uma das principais preocupações de quem planeja o futuro é garantir segurança e tranquilidade financeira para si e para seus familiares. Nesse sentido, pensar em formas de deixar recursos para transferir a alguém em caso de falecimento é uma estratégia muito importante. Não sabe o que é sucessão patrimonial? Continue lendo este texto até o final que nós vamos lhe ajudar entender um pouco mais sobre o assunto.
Em poucas palavras, sucessão patrimonial é o repasse de bens de alguém recém falecido para seus dependentes legais e/ou para os beneficiários escolhidos pelo participante. Funciona assim: o participante indica seus beneficiários, isto é, as pessoas que terão o direito de receber todos os recursos acumulados no plano e estes recebem o valor que o participante acumulou em vida, em prestação única ou em forma de renda.
A sucessão patrimonial é mais uma forma de dar proteção a seus familiares e/ou herdeiros legais. Essa é uma grande vantagem!
Na previdência complementar, trata-se de um ótimo dispositivo, que oferece flexibilidade e agilidade na hora do planejamento dos recursos do participante. Em planos do tipo Contribuição Definida, caso o participante não tenha indicado beneficiários ao aderir ao plano, os recursos acumulados serão destinados aos herdeiros legais. Como os planos de previdência não são considerados herança, a sucessão patrimonial é uma forma de transferir o dinheiro acumulado diretamente para os beneficiários escolhidos ou herdeiros.
Geralmente o dinheiro é transferido aos beneficiários rapidamente. No caso de falecimento do participante, o saldo é repassado em pagamento único ou transformado em renda mensal pelo prazo escolhido na contratação do plano. Mas atenção: os planos administrados por entidades de previdência complementar possuem regras diferentes. Consulte o regulamento de seu plano!
Leia os outros textos da série #sóvantagem: